top of page
Diogo Oliveira onWILD Morcegos pt Gruta do Alqueva e Mina da Preguica OW407554.jpg

Encontrei um morcego,
e agora?

O que deve fazer se encontrar um morcego

ATENÇÃO!
NÃO manuseie o morcego com as mãos desprotegidas e não tente reabilitá-lo sozinho. Fazê-lo pode comprometer a sua segurança e também a vida do morcego.

A primeira preocupação que muitas pessoas têm em relação aos morcegos é a raiva. Tal como a maioria dos mamíferos, os morcegos podem contrair raiva. No entanto, menos de meio por cento dos morcegos contraem realmente a doença. Além disso, os morcegos doentes não procuram pessoas para atacar; geralmente procuram um local isolado para morrer em silêncio. De acordo com os estudos científicos, as pessoas não contraem raiva apenas por observar um morcego no sótão, numa gruta ou à distância. Além disso, não existem evidências de pessoas a contraírem raiva ao entrar em contacto com guano (fezes), sangue ou urina de morcego ou ao tocar no pelo de um morcego (mesmo que os morcegos nunca devam ser manuseados).

No entanto, se for mordido por um morcego ou se a saliva de um morcego entrar em contacto com os seus olhos, nariz ou boca, procure imediatamente assistência médica. Sempre que possível, o morcego deve ser capturado e enviado para um laboratório para ser testado. Além disso, os morcegos que forem encontrados numa sala com uma pessoa que não possa excluir de forma fiável o contacto físico (por exemplo, uma pessoa adormecida, uma criança, uma pessoa com deficiência mental ou uma pessoa intoxicada) terão de ser testados para a raiva. Se ocorrer contacto ou houver suspeita de contacto, ligue imediatamente para o seu médico ou para o departamento de saúde local. Se o contacto não tiver ocorrido, aceda aos links acima para obter instruções passo a passo sobre como resgatar o morcego em segurança.

Morcegos Interior

MORCEGOS ENCONTRADOS NO INTERIOR DE EDIFÍCIOS

É mais provável que um morcego encontrado em ambientes fechados seja uma espécie que habita em fendas (fissurícola). Embora a cor do pelo dos morcegos fissurícolas seja variável, é geralmente num tom cinzento ou castanho. Os morcegos encontrados no interior de edifícios são frequentemente jovens perdidos ou morcegos em migração. Deixando uma janela ou porta aberta é o suficiente para o morcego encontrar o caminho para sair. Caso o morcego esteja a voar numa sala ou quarto, pode ajudá-lo a encontrar a saída através uma porta ou janela aberta, para isso, deve apagar todas as luzes e recorrendo a uma lanterna apontar para o exterior através da porta ou janela aberta. Certifique-se que fecha as restantes portas e que a única porta ou janela aberta conduz para o exterior. Se não for possivel manter uma porta ou janela aberta, e caso se sinta confiante de que consegue mover o morcego sem lhe tocar fisicamente ou ferir, verifique o primeiro passo. Caso contrário, prossiga imediatamente para o passo cinco.

1.jpg

1.º ESPERE ATÉ QUE O ANIMAL ESTEJA IMÓVEL.
Um morcego que esteja a voar é quase impossível de ser capturado, e terá uma maior probabilidade de ferir o morcego se tentar capturá-lo enquanto este estiver a voar. Além disso, os morcegos capturados enquanto voam entram frequentemente em pânico e tentam morder. Seja paciente. Aguarde até que o morcego pouse e fique imóvel e prossiga para o passo 2.

2.jpg

2.º CONTENHA O MORCEGO
Aproxime-se silenciosamente do morcego e, utilizando luvas grossas ou uma toalha grossa, capture o morcego (segurando-o bem, mas não fazendo muita força), de seguida coloque-o numa caixa ou recipiente semelhante com tampa. Pode utilizar uma caixa, um caixote do lixo ou recipiente semelhante colocando-os diretamente sobre o morcego.
De seguida, pegue num pedaço de cartão e faça-o deslizar suavemente entre a caixa e a superfície onde está o morcego (ou seja, chão, parede ou teto). Mantendo o cartão no lugar, vire suavemente o recipiente com o lado direito para cima. Se o morcego for capturado durante o dia, avance para o passo 5. Se o morcego for capturado à noite e não parecer ser um morcego bebé, avance para o passo 3. Nota importante!: Não coloque o morcego numa jaula ou num recipiente com pequenas aberturas. Os morcegos são muito inteligentes e podem facilmente passar por uma fenda pequena.

3.jpg

3.º LIBERTE O MORCEGO NO EXTERIOR AO ANOITECER
Assim que o morcego for capturado, leve o recipiente para o exterior. Pegue numa lanterna e leve também uma toalha ou luvas, caso o morcego tenha dificuldades em voar. Encontre uma área elevada (como um convés ou uma escada), levante a caixa sobre a sua cabeça e incline-a para o lado para que o morcego consiga sair a voar (o morcego não será capaz de voar para fora de um recipiente virado para cima, ou seja, na posição vertical). Prossiga para o passo 4.

(Nota: não solte o morcego durante o dia ou durante o tempo frio ou mau tempo. Em vez disso, prossiga para o passo 5).

4.jpg

4.º OBSERVE O MORCEGO SAIR E A VOAR
Recorra a uma lanterna para observar o morcego a voar. Se o morcego não voar ou tentar voar, mas parecer incapaz de o fazer, é provável que esteja lesionado ou doente. Pode ser um jovem desorientado ou pode simplesmente estar desidratado ou com fome por ter ficado preso dentro de casa durante algum tempo. Se for esse o caso, utilize a toalha ou as luvas (não as mãos desprotegidas) para recolher o morcego. Mantenha o morcego no recipiente fechado e coloque-o num local seguro, livre de crianças, animais de estimação, formigas ou outros perigos, e avance para o passo 5.

NOTA: Não é seguro tentar cuidar do morcego sozinho – os morcegos só devem ser cuidados por indivíduos treinados e vacinados. Além disso, para sobreviver, os morcegos nesta condição podem necessitar de injeções de eletrólitos, bem como de alimentos especializados.

5.º CONTACTE AS AUTORIDADES COMPETENTES


Se o morcego estiver ferido ou não conseguir voar, deve entrar em contactar com as autoridades competentes ou com um Centro de Recuperação de Fauna Selvagem:

​​

  • Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR – 213 217 291/2 ou através do link.

  • Linha verde SOS Ambiente e Território – 808 200 520.

  • Centro de Recuperação mais próximo, consulte a lista de centros a nível nacional.

MORCEGOS ENCONTRADOS NO EXTERIOR

Os morcegos encontrados no exterior podem ter tons de castanho ou cinzento. Estes morcegos são frequentemente encontrados no solo no início do verão, quando as progenitores estão a transportar as suas crias, ou quando estas ficam encalhadas após serem atacadas por predadores ou derrubados por tempestades. Ocasionalmente, estes morcegos entram em pânico e defendem-se quando os humanos se aproximam, abrindo as asas num ataque simulado e emitindo assobios ou cliques altos. Siga os passos abaixo caso encontre um morcego nesta situação e tenha necessidade de o resgatar. Se não se sentir preparado para mover o morcego, passe para o passo cinco.

Morcego Exterior

​1.º CERTIFIQUE-SE DE QUE O MORCEGO ESTÁ PROTEGIDO DE PREDADORES.
Peça a alguém que fique de olho no morcego para que não seja vítima de animais domésticos, formigas ou gaios. Caso o morcego permaneça quieto e imóvel, avance para o passo 2. Se o morcego entrar em pânico como descrito acima, avance para o passo 5.

A.jpg

2.º NÃO UTILIZE AS MÃOS PARA AJUDAR O MORCEGO. EM VEZ DISSO, TOQUE SUAVEMENTE COM UM PEQUENO GALHO DE ÁRVORE (COM 10 CM DE COMPRIMENTO) NOS PÉS DO MORCEGO
Isto geralmente inicia um reflexo de agarrar e o morcego acaba por se agarrar ao ramo com os dedos dos pés. Ao levantar o ramo, pode inspecionar o morcego (ou a mãe do morcego com bebés) e procurar por ferimentos ou membros partidos. Se os bebés estiverem agarrados à mãe e não existirem lesões aparentes, avance para o passo 3. Se forem detetadas lesões, avance para o passo 5.

B.jpg

3.º MOVA LENTAMENTE OS MORCEGOS PARA OS RAMOS DE UMA ÁRVORE PRÓXIMA.
Isto deve ser feito com muito cuidado. Um movimento repentino pode fazer com que a mãe morcego voe e abandone as suas crias. Utilizando uma escada, prenda suavemente o ramo num local onde a folhagem e as folhas escondam os morcegos. O local deve ser num ramo a pelo menos dois metros e meio ou mais do solo, com uma clareira por baixo para permitir que o morcego consigar sair a voar. (Não coloque os morcegos na mesma árvore onde o ataque pode ter ocorrido e não coloque os morcegos no tronco de uma árvore onde serão vulneráveis ​​aos predadores. Certifique-se também de que não existe nenhum ninho de aves visível na árvore). Prossiga para o passo 4.

C.jpg

4.º VIGIE A ZONA
Verifique a área na manhã seguinte. Se o morcego permanecer na mesma posição durante a noite, significa que ele pode ter alguma lesão, ferimento ou doença não detetada.
Se a mãe morcego tiver desaparecido, mas os seus bebés permanecerem no local, os bebés podem ter sido abandonados. Deverá recolher os morcegos e prossiga para o passo 5.

D.jpg

NOTA: Não é seguro tentar cuidar do morcego sozinho – os morcegos só devem ser cuidados por indivíduos treinados e vacinados. Além disso, para sobreviver, os morcegos nesta condição podem necessitar de injeções de eletrólitos, bem como de alimentos especializados.

5.º CONTACTE AS AUTORIDADES COMPETENTES


Se o morcego estiver ferido ou não conseguir voar, deve entrar em contactar com as autoridades competentes ou com um Centro de Recuperação de Fauna Selvagem:

​​

  • Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR – 213 217 291/2 ou através do link.

  • Linha verde SOS Ambiente e Território – 808 200 520.

  • Centro de Recuperação mais próximo, consulte a lista de centros a nível nacional.

NOTA: A informação contida neste texto sobre precauções de saúde e/ou segurança pode não ser adequada para todos os indivíduos e/ou situações. É obrigação do leitor cumprir todas as leis e regulamentos aplicáveis.

Diogo Oliveira onWILD Morcegos pt Adao Morcegos e Libelulas OW302085.jpg
Elvas_060.jpg

Ecolocalizamos até si

Fique a par de todas as nossas novidades e atividades ao subscrever à newsletter da Morcegos.pt

bottom of page